sábado, 6 de junho de 2015

Gênesis 32 – Parte 1 vers. 1 ao 21 Jacó pede proteção a Deus




Jacó encontrou os anjos de Deus e disse: Este é o exercito de Deus, e chamou aquele lugar de Maanaim. Enviou Jacó mensageiros até Esaú e ordenou-lhes que dissesse: Peregrino morei com Labão e se detive lá até agora, envio-lhe bois e jumentas, ovelhas, servos e servas. Assim fez os mensageiros, que depois voltaram dizendo: Fomos ao teu irmão e ele vem ao seu encontro com 400 homens. Jacó temeu e angustiou-se, então repartiu o povo e os animais que estavam com ele em dois bandos. Ali pediu Jacó a Deus que o livra-se da mão do seu irmão, porque temia que o ferisse. Jacó passou aquela noite ali, e ao servo ordenou-lhe que levasse presentes ao seu irmão e dissesse: Eis aqui presentes de Jacó e ele mesmo vem também atrás de nós. Ordenou-lhe também ao segundo e terceiro servo e todos os que vinham atrás.


Ministração


Jacó estava diante de um grande desafio; encontrar o seu irmão que não via a anos e pior além de não se ver a tanto tempo, havia neles uma ferida chamada discórdia, confusão, contenda, uma briga no passado que gerou uma quebra de aliança. E ali estava Jacó disposto a reconciliar com o seu irmão Esaú. Dentro de Jacó havia um grande temor do que estava por vim, mas ele estava determinado a pedir perdão, a concertar o seu erro, a reconhecer que foi falho. O seu temor aumentou quando ficou sabendo que o seu irmão também estava vindo ao seu encontro com quatrocentos homens. Imagina o medo de Jacó... quatrocentos homens ao seu encontro, o que iria acontecer ??? Será que estavam vindo para mata-ló e destruir tudo o que lhe pertencia ??? Muitas interrogações vinham em sua cabeça, e ele estava muito preocupado, toda a sua família podia ser exterminada. Quando as lutas vem, o desespero pega carona, ai invadidos por uma atmosfera de pesar, nos apavoramos, nos entregamos as preocupações, não enxergamos saídas e pior esquecemos muitas vezes que temos um Deus que está do nosso lado, esquecemos a nossa Fé, e nos abatemos.


Jacó em desespero, no momento em que sua alma se encheu de temor e amargura pela grande luta que estava travando, foi ao encontro de Deus e pediu a proteção, o livramento, o escudo. Como filhos de Deus precisamos está revestidos de tudo e de todos. “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.” Efésios 6:11. Oração, consagração, entrega ao Senhor são escudos que criados em nós e que nos faz revestidos de proteção espiritual.
Sem armadura, sem proteção somos presas fáceis para o maligno. “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. “1 Pedro 5:8. Como um leão faminto assim é o inimigo, cheio de desejos destrutivos e de morte. O leão é um predador que logo pela manhã já passa a concentrar sua atenção próximo a lugares que encontrará a sua possível presa, e com este propósito busca a morte de algum daqueles que ali estiver. Os animais indefesos não imaginam que o predador está escondido na grama alta, o leão escolhe a sua presa, e sabendo que a mesma é frágil, indefesa, aproxima lentamente e realiza o ataque mortal, não dando chance à vítima de escape. O inimigo é assim não cochila, trabalha dia e noite sem cessar, e ao ver a sua possível vitima, passa a avaliar seu comportamento, suas atitudes, desejos, a fim de encontrar ali uma forma de encontrar a brecha, para atacar na hora e de forma certeira. “Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo.” 1 Timóteo 3:7


Em meio as provas ele virá encher a sua cabeça de pensamentos e idéias erradas. “Não deis lugar ao diabo.” Efésios 4:27 . Esta passando por lutas, problemas, faça como Jacó peça o livramento, o auxilio do Senhor. Ao acordar ou ao dormir peça a proteção de Deus, Quando for trabalhar se consagre a Deus, ore pelo seu ambiente de trabalho, pelas pessoas, pelas suas atividades diárias, peça ao Senhor para que Ele te dê segurança ao entrar e ao sair, seja onde você pisar a planta dos teus pés. Cuidado com os lugares que você anda, cuidado com o que você toma posse, repreenda palavras de maldição. Consagre os teus olhos, teus ouvidos, a tua boca, o teu coração, enfim, consagre a sua vida para que ela seja para a Glória de Deus. Somos cercados de perigos, ciladas, insegurança, por isso vigie os horários, se atente aos seus passeios e os ambiente que tem frequentado, se atente as pessoas, não exponha sua casa, sua vida, suas finanças, a qualquer um, tem pessoas que são invejosas, derrotistas, pessimistas, seja mais cauteloso com os seus objetos pessoais, como por exemplo a bolsa, a carteira, o celular, etc...não seja distraído, ao orar por algo ou alguém, a exemplo de um enfermo peça ao Senhor revestimento, afinal de contas você não quer que aquela doença saia dela e venha para você! Peça a proteção de Deus em sua saúde, familiar, área sentimental, espiritual. Os policiais estão ai e devemos agradecer e orar ao Senhor por eles. Hoje existe cercas elétricas, câmeras, e uma porção de aparelhos e métodos de segurança, mas eles se limitam quando falamos de mundo espiritual, por isso é necessário ter o refugio, a segurança, a proteção de Deus.


“Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.
Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel. Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,. Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia. Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios. Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação. Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.
Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra. Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente. Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome. Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.
Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.”
Salmos 91:1-16


Estudo Bíblico Diário
comente, curta, compartilhe !
Cláudia Amorim


Nenhum comentário:

Postar um comentário