terça-feira, 2 de junho de 2015

Gênesis 31 - Jacó retorna a terra de seus pais

Disse o senhor a Jacó: Torna a terra dos teus pais, e a tua parentela, e eu serei contigo. Assim chamou Jacó a Raquel e a Leia ao campo e disse-lhes: Vejo que o rosto de vosso pai não é como antes para comigo, tenho o servido mas ele me enganou mudando o meu salário dez vezes, mas Deus não o permitiu que me fizesse mal. Assim Deus tirou os animais do vosso pai e me deu. E em sonho o anjo de Deus me disse para levantar os meus olhos, pois é Deus de Betel onde ungi uma coluna e fiz um voto, Ele pediu que eu levantasse e saísse desta terra e voltasse a minha parentela. Após aquela conversa, Jacó levantou-se, pôs os seus filhos e suas mulheres sobre os camelos, levou seus gados, suas fazendas e foi a Canaã, terra de seu pai Isaque. No terceiro dia foi anunciado a Labão que Jacó tinha fugido, então tomou consigo os seus irmãos e atrás dele seguiu por sete dias até alcança-ló na montanha de Gileade. Deus veio a Labão em sonhos a noite e disse-lhe: Guarda-te, que não faça para Jacó nem bem nem mal. Ao encontrar Jacó, disse Labão: Porque fugistes em oculto,e não me fizestes saber para que eu te enviaste com alegria e com cânticos e com harpas ? E não me permitiu beijar meus filhas e filhas ? Deus falou comigo. Disse então Jacó: Fiquei 20 anos na tua casa, 14 anos servir pelas 2 filhas e 6 anos pelo rebanho. Deus atendeu a minha aflição e o trabalho das minhas mãos e o repreendeu a noite. Agora pois façamos um concerto.

Ministração

Deus é justo e sábio, todos os dias Ele nos ensina a sermos pessoas melhores. Os erros muitas vezes nos ensinam a não cometer aquela falha, porque tivemos uma experiência e vimos que não vale a pena passar por aquilo novamente. As conseqüências do erro são dolorosas e até desastrosas, o pecado deixa feridas que só o tempo e as nossas atitudes poderão cicatriza-lás, algumas feridas ficam abertas por um longo tempo, elas sagram, exalam mal cheiro, ardem, coçam, doem, infecciona. Ao tocar nesta ou nestas feridas as lembranças são apresentadas em nossa memória e as vezes é como se estivéssemos vivendo tudo aquilo novamente. As lembranças passam como um filme diante dos nossos olhos, cada lágrima, cada sentimento vivido, cada gesto, enfim, toda a experiência vivida é evidenciada novamente.

Na vida de Jacó havia exatamente essa grande ferida, que estava aberta a 20 anos, uma ferida que ele mesmo causou quando maldosamente enganou o seu irmão, pensando apenas nos benefícios próprios. A conseqüência disso foi viver fugitivo, longe da sua família, longe do seu irmão gêmeo. Os laços familiares foram rompidos, toda uma vida de comunhão, união, foi desfeita, a aliança foi quebrada, ele foi infiel. Quantas são as vezes que nos mesmos causamos essas feridas em nós mesmos ? Ofendemos o nosso irmão, julgamos o próximo, fazemos coisas pensando em nossos benefícios, tirar vantagem, está na frente, enfim. As vezes as feridas são causadas pelo pecado seja ele uma mentira, uma prática, um olhar, um pensamento lançado com sementes em terrenos do mal. Quando pecamos, causamos em nos chagas malignas, feridas que vão apodrecendo, infeccionando, sem cicatrização. Elas te causam muita dor. A ferida chamada pecado te condena, te machuca, te inquieta, te pertuba.

Deus então diz a Jacó: Sai desta terra e volta para a tua família. Ao ouvir aquela ordem imagino como Jacó ficou... Ele precisou renunciar o seu ego, seu orgulho, sua altivez e aceitar a ordem de Deus dizendo: Vai e peça perdão! Voltar significou humilhar-se perante o outro, tirar a capa de exaltação, e colocar vestes de arrependimento, simplicidade, redenção, entrega a ordem e desejo de outro, se colocar a disposição de uma sentença. Meu irmão ! Tomar essa decisão não é fácil, quebrar os ídolos que existem em nos mesmos, ser inferior, menor é um grande desafio. Ninguem que ser o menor, ninguém quer se encurvar, mas a momentos que você vai precisar ser humilde, dar o braço a torcer, como diz o ditado popular, reconhecer que errou, que foi falho, que não é melhor e nem pior do que ninguém.
Em uma época lavando a louça deixei quebrar um copo na minha mão, nisso o vidro cortou profundamente a minha carne e pedaços de vidro entraram. Fui ao pronto socorro com as mãos ensangüentadas e lá o médico fez um procedimento chamado sutura, ou seja, ele higienizou a região, nisso eu sentia muita dor por mais que estava anestesiada, pela pressão que ele exercia na minha pele para limpar o local de possíveis pedaços de vidro e por fim ele costurou a minha carne. Fiquei uns 15 dias com os pontos e aos poucos foi cicatrizando, mas a marca ficou até hoje. Na sua vida essa ferida vai parar de sangrar quando você quebrar o seu orgulho, se arrepender e pedir perdão, seja pedir perdão ao próximo ou a Deus, quando você fazer isso sentirá uma dorsinha mais é preciso, e é nesse momento que as lágrimas virão em seu rosto, o médico que é Jesus que morreu na cruz para que você recebesse o perdão estar limpando profundamente essa ferida e tirando cada caco de vidro que ficou alojado, e sabe o soro fisiológico do médico? O de Jesus é o SEU sangue precioso que cura, restaura, purifica. Vai doer, mais vai passar, você vai chorar, mais depois o sorriso resplandecerá em seu rosto e melhor o seu coração ficará em paz. Jesus vai costurar aquilo que estava separado, o que estava desunido Ele unirá, a discórdia se converterá em reconciliação. E quanto a cicatrização existe um tempo, para tudo tem um tempo, e por meio dele a paz e o refrigério virá, o tempo vai aliviando aos poucos aquele peso, aquele fardo, aquele jugo. Jesus vai tratar de ti sarar. Depois só restará a marca, a lembrança e o aprendizado!

Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Isaías 53:4,5

Acesse o meu perfil no Face Book: www.facebook.com/leo.claudia.58(Leo Cláudia) ou entre em meu Blog:www.claudiaamorim.blogspot.com.br
comente, curta, compartilhe !

Cláudia Amorim


Nenhum comentário:

Postar um comentário